sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Sodium Laureth Sulfate

Devem procurar o nome do composto em inglês: Sodium Laureth Sulfate nos shampoos e gels de banho.

Aos produtos abaixo identificados juntam-se o gel de banho da Sanex, os sabonetes líquidos do Carrefour e Feira Nova (produtos brancos) e o shampoo da Dove.

Verifiquem se entre os ingredientes do shampoo que usam há uma substância chamada 'Lauril Sulfato de Sódio' ou LSS .

Esta substância faz parte da composição da maioria dos shampôs pois os fabricantes utilizam-na por ela produzir muita espuma a baixo custo. No entanto o LSS é usado para lavar chão de oficinas (é um desengordurante).

Verifique que outras marcas como: VO 5, Palmolive, Paul Michell, Organics, Revlon Flex, Dimension o novo HernoKlorane shampôos, e muitas, muitas outras, contêm esta substância.

Ligou-se para um destes fabricantes,e foi-lhes dito que eles estavam a usar uma substância cancerígena. Eles concordaram com a afirmação, mas disseram que não podiam fazer nada pois precisavam dela para produzir espuma.

A pasta dentífrica Colgate (bubbles) também contém LSS.

Várias pesquisas têm mostrado que nos anos 80 a probabilidade de contrair cancro era de 1 em 8000 e nos anos 90 era de 1 em 3, o que é bastante grave.

Espero que tomem esta advertência com seriedade e a partilhem com as pessoas que conhecem, talvez possamos parar de 'espalhar' por aí o'vírus' do cancro, evitando comprar shampôos que contenham o LSS-Lauril Sulfato de Sódio, até que os seus fabricantes tomem a providência de substituir este componente por outro que não prejudique a saúde dos seus consumidores.

Por favor passem esta informação para o maior número possível de pessoas que isto não se trata de uma corrente, mas de uma preocupação com a nossa saúde.'

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Universidade Nova de Lisboa

Dr.ª Catarina Roriz

2 comentários:

Anónimo disse...

O lauril sulfato de sódio (LSS), sodium laureth sulfate (SLES) ou sodium lauryl sulfate (SLS), é um produto químico utilizado em diversos cosméticos e produtos de higiene pessoal como xampus, removedores de maquiagem, géis, sais de banho, banhos de espuma, pasta de dentes etc. Tem propriedade detergente, pois apresenta ação emulsificante e, por isso, remove a gordura e o óleo do chão, do cabelo, da pele etc.

Pode ser denominado como sodium dodecyl polyoxyethylene sulfate, ou sodium lauryl ether sulfate, sodium lauryl ethoxysulfate e sodium polyoxyethylene klauryl sulfate.


Não há evidências científicas de que o lauril sulfato de sódio cause câncer.
Segundo o National Cancer Institute dos Estados Unidos, o lauril sulfato de sódio causa irritação nos olhos, pele e mucosas, mas isto depende da concentração a que as pessoas se expõem tendo efeito irritante semelhante à ação de qualquer outro detergente e não estando associado ao câncer.

No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou um parecer, com referências científicas, sobre a veracidade da informação de "carcinogenicidade" da substância.

O risco para um indivíduo desenvolver câncer está relacionado a diversos fatores e relaciona-se com o estilo de vida de cada pessoa. Por isso, a melhor medida preventiva é conhecer os fatores de risco e mudar os hábitos, a fim de melhorar a qualidade de vida.

Por favor, nao antecipe os fatos ! nem especialistas sabem se desenvolve o nao o cancer ! nao coloque isso em seu site

Bruno Bernardino disse...

Bem, isto tira logo a credibilidade de uma pessoa...

Bastava pesquisar um pouco pela internet e ver que isso foi um email criado com o intuito de assustar as pessoas (não informar) e de reunir contas de email, como é o objectivo de muitos outros emails "em cadeia".