segunda-feira, 2 de junho de 2008

"Comentários sobre o profissionalismo médico"

"Os médicos, por mais que não conheçam os seus pacientes de lugar algum, sofrem e sentem tanto ou mais que nós. São eles que dão tudo por tudo para nos salvar vida. Não posso acreditar que assim não seja. Por mais que demonstrem, por vezes alguma insensibilidade, nada não passa de um escudo protector para poderem defender-se dos seus próprios sentimentos. Também porque certas pessoas não têm noção do que é o exagero… Quando têm alguém de quem gostam muito, ao cuidado dos médicos, acabam por querer saber mais que os próprios!
São humanos, como eu e outra pessoa qualquer. Por mais que haja quem diga o contrário, eu sei que, ao fim de verem tanta gente a sofrer e por vezes a morrer, é natural que ganhem aquele característico estilo insensível..."

Olho Neles, pag.31

4 comentários:

Anónimo disse...

Discordo, como médica que se diga que os médicos precisam escudar-se dos seua doentes com vestes de insensibilidade e desumanidade.

Unknown disse...

Sabes Margarida, lidei durante 12 anos com o "Cancro de Mama", tentei de variadíssimas maneiras "nunca" de deixar de ser quem era, ou seja, como quando comecei. A "transbordar" de tudo o que estivesse ao meu alcance para ajudar todas AQUELAS que procuravam em mim, apoio psico/emocional e técnico de que tanto precisavam. Muitas das vezes, senti que nem elas próprias "percebiam" o quanto precisavam desse "suporte"! Como Profissional de Saúde, fui sempre a mesma, nunca me cansei da "rotina", do "desabafo", do "desespero", de algo que era comum a todas que me procuravam, mas, que era "encarado" das mais variadas maneiras de estar e de sentir. Nunca senti a "insensibilidade",a "frieza", a " indiferença", mas sim, por vezes, a minha "impotência", os meus "limites" perante determinadas situações na minha condição Humana! Portanto, quis acreditar e continuo a querer acreditar que os "Profissionais de Saúde", são como todos NÓS: HUMANOS, e, por isso, também "erram", talvez, muitas das vezes, não se "dando conta", ou, não assumindo que "erraram"...talvez desta forma algumas "negligências" fossem sentidas/entendidas numa outra perspectiva.
Beijo, e, estou grata por poder "fazer parte" da tua luta, que, enquanto, também Profissional de Saúde, puder contribuir para essa mesma "causa".
Dora Domingues Batista.

Anónimo disse...

Como em todas as profissões, há médicos e médicos.

Como doente agradeço todo o apoio q me deram, mesmo o Dr. Francisco Pulido Valente, q tinha mau feitio, foi um doce comigo.

Foi ele q me enviou para o IPO. Sei q já faleceu, mas presto-lhe aqui o meu agradecimento por estar viva!

Alberto Veiga disse...

Boa tarde, Margarida.

Em primeiro lugar parabéns pelo blog, em segundo lugar parabéns pelos teus "posts".

Eu estou no Brasil, tenho interesse no livro "DE OLHO NELES", se for possível me escreva como posso trazer essa obra para o Brasil.
Abraço

Alberto Veiga.
email: dr.albertocampos@yahoo.com.br