domingo, 25 de maio de 2008

"Corpo,Mente e Espirito"

CORPO, MENTE E ESPÍRITO
Carl Simonton*
Hoje quero falar sobre uma disciplina importante e relativamente nova, conhecida como psiconeuroimunologia. Pesquisas realizadas no passado com pacientes demonstraram claramente a relação corpo-mente, porém sem explicar como ela funciona. A psiconeuroimunologia está fornecendo algumas das respostas, ajudando-nos a compreender melhor como - as emoções se traduzem em substâncias químicas (moléculas de informação), que produzem um .impacto sobre o sistema imunológico e outros mecanismos de cura.
Sabemos atualmente que existem pelo menos três sistemas no corpo que podem transmitir as emoções no nível físico. Um deles é o sistema endócrino, que se comunica através dos hormônios. O segundo é o sistema nervoso, ligado diretamente aos glóbulos brancos. E o terceiro é a família das moléculas de comunicação, que inclui os neuropeptídios, os neurotransmissores, os fatores de crescimento e os citocinos, que influenciam a atividade celular, os mecanismos de divisão celular e o funcionamento genético.
A partir dos novos avanços tecnológicos, os cientistas podem observar em laboratório que algumas fibras nervosas realmente terminam na superfície de algumas células sangüíneas, um indício físico de que as células brancas recebem mensagens diretas do sistema nervoso, mensagens que se originam no cérebro. As células brancas são componentes importantes do sistema imunológico do corpo e trabalham para identificar e eliminar elementos estranhos como bactérias e células cancerígenas. Portanto, agora, em laboratório, pode-se realmente observar o processo físico de como uma mensagem do cérebro influencia o sistema imunológico.
Atualmente grande parte da pesquisa embasa as observações que afirmam que o estado de espírito influencia o surgimento e o desenvolvimento do câncer e de outras doenças sérias. Do meu ponto de vista, a pesquisa definitiva vem sendo feita para provar que a mente influencia o corpo. Acho que o mais importante a ser examinado agora é entender como a mente pode ser usada para influenciar o corpo da maneira mais eficiente possível.
Creio que o poder da mente está além do que eu imaginava antes. Ademais, acho que fora do corpo e do espírito, existe outro aspecto da cura que precisa ser examinado: o aspecto espiritual.
Na definição encontrada nos dicionários, o espírito é o princípio vital, sobretudo nos seres humanos, e o lado sensitivo e motivador das nossas vidas. Trabalhar com o espírito significa expandir nossa ligação com este princípio vital. Significa fazer perguntas sobre por que estamos neste planeta e qual o nosso propósito ímpar na vida.
Nosso trabalho com pacientes vem demonstrando que a saúde inclui o corpo, a mente e o espírito. E, enquanto a mente sozinha pode ser usada para influenciar o estado físico, ela é usada com mais eficácia quando está consciente do espírito.
O espírito nos dá recursos que não podem ser alcançados por abordagens psicológicas tradicionais. Ele nos faz ficar receptivos a forças curadoras que vão muito além da nossa compreensão atual sobre os nossos próprios limites. E podemos aprender a trazer este poder para dentro das nossas próprias vidas.
Esta conclusão será provavelmente tão difícil de ser provada em laboratório quanto o foram minhas primeiras descobertas . Entretanto , pela nossa experiência cotidiana, desenvolvemos novos métodos de nos comunicar e trabalhar com o espírito, e tenho certeza de que o que aprendi com os meus pacientes é válido. Não me importo que leve 10, 20 ou 100 anos para prová-lo. Enquanto a pesquisa está sendo feita, vou transmitir-lhes o que sei.
Eis o resumo daquilo que aprendi:
As emoções influenciam de maneira significativa a saúde e a cura da doença (entre elas, sem dúvida, o câncer). As emoções são uma força motriz muito forte que age no sistema imunológico e em outros sistemas de cura.
As crenças influenciam as emoções e, ao fazê-lo, influenciam a saúde.
Podemos influenciar de maneira significativa nossas crenças, atitudes e emoções e, como conseqüência, influenciar de maneira significativa nossa saúde .
A forma de influenciar as crenças, atitudes e emoções pode ser ensinada e aprendida através de uma variedade de métodos disponíveis e acessíveis.
A harmonia - o equilíbrio entre os aspectos físico, mental e espiritual do ser humano - é básica para a saúde. Isto se aplica não só à saúde da mente e do corpo da pessoa, mas também aos seus relacionamentos: consigo mesma, com a família, os amigos, a comunidade, o planeta e o universo.
Temos tendências (genéticas, instintivas) e habilidades inerentes que nos ajudam a ir em direção da saúde e da harmonia.
Essas habilidades inerentes podem ser desenvolvidas e implantadas de maneira útil, usando-se técnicas e métodos disponíveis.
Enquanto essas habilidades inerentes são estimuladas, a proficiência desenvolve-se, como em qualquer outra capacidade de aprendizado. O resultado é maior harmonia e melhor qualidade de vida que produzem um impacto mais significativo sobre o estado de saúde.
Esse aprendizado também modifica nossa relação com a morte, venha ela quando vier, atenuando nosso medo e nossa dor; libera mais energia para contribuir com nossa cura e para que possamos viver plenamente o dia de hoje.
(EXTRATO DO CAPÍTULO 1 DO LIVRO CARTAS DE UM SOBREVIVENTE - O. CARL SIMONTON - REID M. HENSON - páginas 15 a 21 ed. Summus editorial - original em inglês THE HEALING JOURNEY - The Simonton Center Program for Achieving Physical, Mental, and Spiritual Health).
* Carl Simonton é medico cancerologista norte-americano, diretor do Simonton Center para o Tratamento de Câncer na Califórnia EUA


Obrigada (Dr Valdez) e ao Edgar (que me chamou a atenção para este lapso)...

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa Guida!!!

CGA disse...

Gostei de seu artigo.Você foi clara em suas colocações.
Sou estudante do mestrado ciencias da religião.Em minha dissertação estou tentando pesquisar sobre o por que da procura na religiao (espirita), mais precisamente, procura da cura ou a salvação, no sentido amplo.Como colocou, a religiao produz uma emoção e consecutivamente produz mudanças para sua cura, mas, nós podemos ir mais profundo no pensamento e fé do induviduo.E o que pretendo chegar.