sábado, 3 de maio de 2008

"Olho Neles" relatos de uma história verídica de Margarida oliveira




Queridos amigos:
Resolvi escrever este livro, por várias razões:
Para dar voz a quem " quer gritar " e não consegue...
Para quem quer saber as várias fases que uma vitima de cancro terá de passar até uma possivel cura...
Para quem, como eu, sofre pelo sofrimento de outros que são vitimas de cancro...
Para quem apenas quer saber sobre o tema...
Para quem se sente sozinho por qualquer razão que tenha a ver com este flagelo...

O meu livro relata a história veridica do meu pai, a quem foi detectado um gliobastoma multiforme de IV grau. Reconta igualmente, histórias de nossas vidas e o orgulho de ser filha de um nobre e humilde homem. O meu pai faleceu passados treze meses após lhe ser detectada a doença. Daí a minha necessidade de escrever a sua história. Honrar a sua luta e acreditando que ele faleceu para que se começasse a enfrentar sem tabus e sem medos a palavra cancro...
Temos de reconhecer que por norma, quem tem um tumor, reprime sentimentos e medos. Falar nisso, nem pensar!Escondem tudo o que se passa em seu redor, pois talvez será fácil viver assim...fingindo que acontece na casa ao lado...
Quando será que todos compreenderão que camuflando o assunto, jamais se resolverá!?
Pois foi isso que a educação que os meus pais me deram, me ensinou:
"Quando temos um problema,devemos assumi-lo,aceitá-lo, falar sobre ele para que se possa encontrar uma solução, para resolvê-lo..."
E no vosso intimo. Tenho ou não razão?!
Desta forma, surge a obra "Olho Neles". Uma obra que reflecte tudo o que tenho a certeza que vos vai na alma!Que me vai na alma...
Não é porque o meu pai faleceu, que outros pais ou mães terão de falecer igualmente...
Vamos interpretar a lição de vida do meu pai, como uma espécie de"Armageddon"...
Só desta forma poderei lutar convosco...
Se o meu pai faleceu cedo demais...a vida compensá-lo-á através da sua história já lida por tantos...foi a forma que encontrei de fazer com que ele permaneça vivo dentro de mim...de nós!
O meu pai não é mais do que outro pai qualquer...
Com certeza, haverá muitos de vós a pensar: "E o meu?E a minha?"
Reconto a história do meu pai, pois é a que conheço!
Gostaria mesmo muito, que esta minha obra representasse não só o meu, bem como a história de todos os que passaram,passam e passarão (infelizmente) por uma doença chamada "CANCRO"...
Quero agradecer-vos todo o tempo que me disponibilizam...para o bem de todos os envolvidos nesta questão:
Com amizade e carinho,

Margarida Oliveira

6 comentários:

Anónimo disse...

És uma pessoa espetacular, e queria que soubesses que podes contar comigo, para o que der e vier. Porque remar contra correntes é mais facil com ajuda.
Com amizade, Rafael Marquês.

Sandra disse...

Ana ainda bem que te empenhas em falar sobre esta doenca(Cancro) que tantas pessoas continua a afectar.
E o sofrimento que causa nao so as proprias que passam por isso mas tambem os familiare e amigos destas pessoas.
Boa sorte

Anónimo disse...

Não te conheço muito bem a ti, mas ja conheço a tua irmã à alguns anos e infelizmente vi-a passar por isto. Para mim voces sao muito mais fortes do que alguma vez pensaram, sempre com um sorriso na cara nas situaçoes mais dificeis =) . Espero que tudo corra bem com o livro. E podem sempre contar comigo. Vanessa Pires

Anónimo disse...

Margarida, como é bom saber e sentir que existem pessoas tao sensiveis a este tema e, que nao teem tabus em falar sobre ele. Cancro, uma doença que afecta milhoes de pessoas que vivem no seu silencio, direi até com uma certa vergonha. Meus amigos/amigas nao tenham qualquer tipo de pudor em falar sobre essa doença, pois todos juntos poderemos vence-la, porque eu a VENCI, tive medo, muito medo mas, reuni todas as minhas forças, lutei, falei com todo o mundo, falei com Deus e fui ajudada ao limite, senti que o AMOR esteve presente no combate à doença e foi esse amor que fez com que eu hoje esteja viva. Digo mil e uma vez e nao me canso nunca, amo a VIDA, amo todas as pessoas que estiveram presentes nesse meu momento. VAMOS TODOS LUTAR CONTRA ESTA DOENÇA, PORQUE MELHOR QUE A VIDA, SÓ A PROPRIA VIDA!!!

Beijo muito especial para ti Margarida
Muitos beijos para todas as pessoas afectadas e, força, muita força....

Anónimo disse...

Margarida, embora não te conheça pessoalmente conheci este teu Blog através do teu perfil do Hi5, dediquei algum do meu tempo a ler e a reler o que escreves-te aqui e sinceramente gostei.
Ambos perdemos os nossos pais de forma identica, que uma só palavra descreve: Cancro ou Câncer como dizem os brasileiros.
Ambos vivemos experiencias que embora nos tenham feito crescer como pessoas foram de uma violencia extrema e desajustada, pois ninguém merece sofrer de forma tão vil.
Meu pai faleceu em Junho de 2000, depois de lhe ter sido detectado o Cancro em Janeiro de 1999.
Gostaria de ler o teu livro e vou contactar-te para o poder receber, já agora e se não vis-te, aconselho-te a ver o filme Antes de Partir com o Jack Nicholson e o Morgan Freeman que conta a história de dois homens com cancro.
Paulo

Anónimo disse...

Aprendi muito