sábado, 3 de maio de 2008

Olho Neles

Queridos amigos:
O meu nome é Margarida Oliveira e sou a autora da Obra "Olho Neles". Um livro que descreve de uma maneira muito precisa e concreta, a experiência vivida por uma vitima de cancro. Independentemente de descrever a história veridica de uma vitima de tumor cerebral terminal, este livro explica quais o passos a serem efectuados por uma vitima de cancro, bem como o de sua familia e amigos. Escrevi esta obra com duas intenções:
A primeira intenção é a de homenagear o meu pai de quem eu sinto muita saudade, pois para mim, além de um bom pai, foi igualmente um grande homem e amigo...
A segunda intenção é de apoiar todas as vitimas de cancro, bem como os seus familiares e amigos. Apoiar porquê?
Porque sei que existem poucas obras que recontam todo o sofrimento e o silêncio que é reprimido sempre que é detectado um tumor em alguém...
Existem muitas obras sobre oncologia, mas basicamente se restringem a obras tecnicas...
O cancro é um flagelo que hoje em dia, bate a "porta sim, porta não" e só poderá ser destruido se nos unirmos todos com esse intuito. O de lutarmos pela sua deteriorização.
Existem dois polos importantes a serem defendidos:
O de uma forte aposta na prevenção, pois assim será muito mais fácil conseguir "curá-lo"! Os tumores que são detectados no inicio, têm muito mais probabilidade de ser curados....
Igualmente, deveremos apoiar a pesquisa e a investigação cientifica para o combate ao cancro. Será com certeza a partir daí que se descobrirão os vários antidotos para destruição de cancros, bem como, os antidotos que não permitão a sua propagação...
Graças a Deus, não sou vitima de cancro. Sou apenas alguém que acompanhou desde o inicio ao fim, alguém que foi vitima de um...
Por ter acompanhado todo o sofrimento do meu pai, decidi fazer voz a todos aqueles que se sentem sozinhos e desprotegidos. Não vos salvarei,porque não sei como, mas estarei aqui sempre que precisarem de um ombro amigo ou então para servir de montanha para "fazer ECO" às vossas,às nossas, dores e mágoas...
Existem vários blogues que apoiam as vitimas de cancro. Mas também é importante apoiar as familias e os amigos dessas vitimas...
Sei que todos os blogues de cancro o fazem. Mas, talvez por sentir tanta tristeza pela tristeza dessas vitimas, sinto a necessidade de vos ser util dentro das minhas possibilidades. Que sinto serem muitas e válidas.
Este blog servirá, acima de tudo, para debatermos tudo o que esteja relacionado com cancro.Seja ele benigno ou maligno...
Quero dizer-vos que estou aqui, para o que der e vier. Por isso, a todos vos digo:
"Contem comigo!"

8 comentários:

Anónimo disse...

Boa Noite, venho aqui para te dar os meus parabéns, pela tua Obra "Olho Neles", está muito bom e muito realista, fizeste-me lembrar meu Pai Carlos Miranda, parabéns pela coragem que tens.

Anónimo disse...

Realmente este é um dos maiores problemas do século XXI, que mais merece a nossa atenção.

Se quem tivesse o "poder" olhasse para o que importa do que as guerras, podíam-se fazer mais esforços para criar avanços contra esta doença, e quem sabe salvar mais pessoas! Cumpz. André Caiola

Anónimo disse...

Muito bem Guida!!!

Anónimo disse...

Realmente andamos um pouco de "olhos tapados" em relaçao a assuntos que merecem maxima importância, como este. Admiro a sua coragem de escrever algo, que certamente custou escrever, mas a força de se poder expressar ao mundo sobre o que é e o que se sente, falou mais alto. Parabens pelo trabalho, espero, e tenho a certeza que será um sucesso.

Anónimo disse...

Margarida, parabéns por finalmente teres conseguido publicar o teu livro, teu e de todos nós, pois esta é uma realidade de todos... É bom conseguir provar a certas pessoas que se é capaz e acima de tudo que se tem coragem e determinação! Não é necessário dizer mais nada, apenas mais uma vez, PARABÉNS!
Patrícia Porto

Anónimo disse...

Sei k já to disse algumas vezes, mas quero repeti-lo e afirma-lo publicamente: És a mulher k mais admiro neste planeta!
Simples e rebuscada ao mesmo tempo... Convives com o mais rico dos mais ricos mas também com o mais pobre dos mais pobres... és assim linda por fora, mas deslumbrante por dentro!
"Olho neles"... Aquela obra que acompanhei desde o inicio...
Lá estavas tu num cantinho do mega
, vidrada no portatil e nos esperavamos que acabasses akele paragrafo ou outro eoutro, porque as ideias te estavam a surgir em catadupa, pa sermos atendidos... confeço que ao inicio nao acreditei que seguirias em frente... mas depois... quando vi a tua luta, quando percebi do que se tratava... ai apoiei-te incondicionalmente... lá estava ao teu lado quando ligavas a tudo e a todos para tentares ter algum apoio... aquelas lagrimas de felicidade que derramavas ao minimo indicio de que tudo ia melhorar... a cara de desespero de tristeza que fazias quando nada parecia acontecer, ou a cada nao que levavas... foi dificil... mas nao deixas-te de acreditar que um dia alguem te ia ajudar a lançar a tua obra!
e... estava eu a chegar e tu saltavas e cantavas e gritavas... agarraste-te a mim e disses-te : "o meu livro vai ser editado..." =) e aqui esta ele... li-o de um trago só, como se estivesse sedenta de leitura... chorei, ri... e percebi por tudo o que passas-te... sabia de muitas coisas elas quais tinhas passado, mas ñ imaginava que tinha sido assim... pensei... foi nessa altura que nos conhecemos... e tu eras uma mulher fria, brincalhona, simpatica.. mas fria! por isso ñ gostei de ti ao inicio... agr percebo pk eras assim... tinhas um sofrimento enorme dentro de ti... se soubesse... tinha-te dado um mega abraço e um bruta beijo a cada resposta torta que tu davas... =)
e... tinha-te telefonado na passagem de ano e dizia-te que tava ctg... já que eu ñ estav por Nisa! senão corria para o pé de ti e não te deixaria beberes a garrafa de champanhe sozinha, naqueke jardim... sentavamo-nos e bebiamos as duas em silencio... =)
digo isto para pesceberes porque te admiro...
já admirava e muito... por tudo aquilo que conheço de ti, pela forma como enfrantas a tua vida, destemidamente... mas depois de ler "olho neles"... passas-te a ser um veraddeiro marco de referencia para mim... a minha idolo... um exemplo a seguir... e sabes, recentemente chamaram-me menina mulher... mas deixa-me que to chame a ti tambem, por o és... uma grande mulher, madura, adulta, lutadora, confiante, amiga....... mas ao mesmo tempo... aquela menina que por vezes necessita dum colinho bem quente... dum abraço... de alguem que lhe diga que gostam dela, que lhe lembrem da mulher que é... =)
guida, é melhor parar de escrever senão já não parava de escrever aqui hoje sobre ti!
Adoro-te e desejo-te toda a sorte do mundo...
E não te esqueças que tou aqui..
Só espero que as pessoas te comecem a dar valor, e especialmente ao teu livro que tem um valor imensuravel, pois tu tiveste de passar novemente por aqules meses de dor e sofrimento... pa dar a conhecer ao mundo o que é o cancro, causas possivei e consequnecias,os tratamentos... o que um doente com cancro sofre mas tambem o que sofre a familia e amigos de um doente com cancro!! é um testemunho que serve de muito mais... serve de exemplo mas tambem de contributo de base de conhecimento...
todas as pessoas o deveriam ler... não apenas se conhecerem pessoas com cancro ou viverem o flagelo do cancro... mas tambem para todos saberem como devem encarar a morte, mas acima de tudo a vida!!!

Anónimo disse...

Olá Amiga...

Também tenho de deixar aqui o meu comentário sincero

Como já disse, não é novidade pra ti..... No dia 25 de Abril, por volta das 23:00h, comecei a ler "Olho Neles", nunca pensando acabar ... lolol mas a verdade é que não consegui parar, entre lágrimas e lenços estava anciosa por terminar....
Nunca tive gosto pela leitura, admito, e talvez por isso nunca li um livro de uma só vez, por mais pequeno que fosse nunca o fiz, mas o teu, foi impossivel parar, e sem me dar conta, acabei nas últimas palavra "Obrigada, Pai".
Pra quem leu e te conhece, não é novidade aquilo que te vou dizer mais uma vez.... O que mais me surpreendeu, não foi o teres conseguido, porque isso eu sempre soube que eras capaz, foi o facto de após ler 2 a 3 páginas do livro, dar por mim a ouvir a tua voz, eras tu que ali estavas junto ao meu travesseiro a ler o livro pra mim :):):)..... isso sim, arrepiou-me, simples, puro, sincero, honesto, expressões genuínas..... Não tenho palavras pra descrever isso linda :):):) Quem te conhece verdadeiramente e leu sabe do que falo....

Gosto imenso de ti, e sabes k sempre estive e vou estar aqui para o que necessitares... :):)

Um beijão enorme "prima" :):):

Anónimo disse...

Olá krida,adorei o teu trabalho,chorei e fiquei mal pelo vosso sofrimento e de quantos por ai espalhados...Quantas vezes rimos com vontade de chorar porque por dentro é mais escuro q o breu da noite.Não podemos desanimar, um dia de cada vez o melhor q pudermos,de facto é mto importante termos sempre a coragem de exprimir os nossoa sentimentos, porq o dia de amanhã a Deus pertence.
Força linda,escreve o q realmente te der na real gana, porque o q fazes é bem feito.
Como em tudo na vida, a uns agradamos a outros não, eu costumo dizer que os q falam mal sem saber são os frustados e pobres de espirito.Pararam no tempo sem evolução,ignora.
Um beijo grande e um abraço mto apertado,
ilda pires