sábado, 17 de maio de 2008

Só por hoje permitam que não me sinta muito bem...

Criei um grupo de apoio às vitimas de cancro no hi5 "Olho Neles". Para além de pessoas amigas, muitos são aqueles que não conheço e que aderiram ao grupo e...todos vamos falando uns com os outros....
Aos poucos, vou apercebendo-me de tanta gente espalhada por este mundo fora com cancro. Maldito caranguejo!
Como é de compreender, por um lado, fico feliz.Porque vejo muita gente a colaborar comigo e sinto mesmo, que está a valer a pena todo o meu esforço e empenho nesta causa.
Por outro,fico de rastos!Não só por ter cá dentro a história que foi vivida pelo meu pai, como sinto a solidão dos outros que passam por este problema, e principalmente, pela impontência que sinto por não conseguir ser "uma Deusa" que com um estalar de dedos, mandar o caranguejo para "o fundo de um oceâno" que existe apenas na terra do nunca......
Mas, estou aqui e não vou desistir de vocês, de nós.......

11 comentários:

Anónimo disse...

Ninguém se torna "oficialmente" escritora só por ver publicado um trabalho seu.
Não leve a mal esta chamada de atenção.

Anónimo disse...

Como é a segunda vez que sai aqui um comentário desta natureza,não tinha por intenção responder, mas em consideração a todos os que me têm apoiado...deverei responder!
Minha querida, que por coincidência só me envia comentários como este aos Domingos(será com certeza, por ser esse o dia em que está em casa...lol...)
Tornei-me oficialmente escritora porque:
- Estou colectada como tal...
- Estou registada na sociedade portuguesa de autores...
- E porque pago impostos sobre este projecto...

E agora, deixe-me agradecer-lhe por mais este comentário.Desta maneira, consigo provar a todos aqueles que sabem o quanto estou a lutar por este projecto, que infelizmente, ando a receber mensagens de pessoas anónimas, que em vez de estar preocupado com ajudar quem tem cancro...dá muito mais importância ao facto de eu ser escritora OFICIAL ou não...
Como o humor, faz parte, da minha maneira de estar na vida e o uso como forma de ultrapassar obstáculos..."Minha Querida, não sei se já percebeu, que o que está em causa aqui é as vitimas de cancro e curiosos no tema...portanto,se não quer ajudar, desampare-nos a loja porque as peças que procura, estão à venda na praça do mercadilho...!Continuação de uma boa vida...

Margarida Oliveira

Anónimo disse...

Força Margarida, não Ligues a estes comentários, talvez sejam de alguém que está a engolir um enorme sapo.

Anónimo disse...

Boa tarde

Miga sei que não precisas que alguem te defenda, mas dar importancia a quem escreve comentários desses e dar atenção a quem não a merece, e ja agora diz lá a quem quer que seja que envia este tipo de menssagens que é uma prova de enorme cobardia esconder-se atrás do anonimato.
Mas tal como o meus avós me diziam "Meu filho só critica o trabalho dos outros, quem pouco ou nada sabe fazer", e parece que afinal não estavam enganados.

Força e coragem

Anónimo disse...

Esta " Senhora" que vem atacar o trabalho sentido da escritora, é capaz de andar com bicos nos olhos o que dificulta a leitura e o seu entendimento e por isso só diz disparates.

Anónimo disse...

O então com os olhinhos :)

este karate kid tem optima visõ da coisa....

Anónimo disse...

Viva Prezada Margarida:
Como hematologista, com um serviço de Oncologia conjunto, vejo imensos casos de neolasias malignas e deixe-me felicitá-la para maravilhosa ideia de formar este projecto. Naturalmente que não podemos pensar que o mau só acontece aos outros, e que devemos ter a coragem de fazer os rastreios recomendados para os grupos e as idades correspondentes. Estas pessoas, para além do sofrimento da doença, necessitam de ter alguém ao seu lado, alguém com quem possam falar. E só é necessário ter tempo para nos sentarmos junto a elas porque as pessoas querem é falar, "desabafar", e nós pouco necessitamos de falar. Todos os dias passo bastante tempo a ouvir as pessoas internadas. E é uma excelente sensação para nós próprios. Claro que o projecto que abraçou é muito árduo, mas seguramente que vale a pena. Coragem e NUNCA desanime.
Bem haja por tudo.

Rui Tavares

Anónimo disse...

Margarida,
.... acabei de ler o teu livro...
... estou sem palavras... (o que é raro numa pessoa como eu, se bém te lembras... )

Confesso que tenho os olhos cheios de lágrimas, porque de certa forma o teu livro me 'chocou', não só pelo sofrimento do teu pai, como pelo teu desespero, pelo realismo com que descreveste os factos, por vos conhecer e conhecer os locais que ias descrevendo, revi-me em muitas passagens quando falavas dos teus sentimentos, fez-me pensar como iria eu reagir numa situação assim, e principalmente quanta coragem e força tiveste para passar por este processo doloroso...

Sabes Margarida, há uns tempos atrás, estive doente, e quem sempre esteve ao meu lado, quem me levava ao hospital, quem me dava força, quem me fazia sorrir e me viu chorar dias e dias a fio, foi o meu PAI... e talvez por isso também a razão de ter 'sentido' mais este teu livro, o qual gostei bastante, mas gostaria bém mais se o tema fosse outro, pois deve ter sido muito difícil para voçês, e para ti especialmente, reviveres todos estes momentos, e 'abrir-nos a porta da tua casa e da tua alma'.

Eu nunca fui muito de lamechices e tenho o feitio um pouco parecido ao teu, 'curta e grossa' sem 'papas na língua' (daí termos sido tão amigas quando crianças ;) )... mas a vida vai-nos 'amaciando' e dando lições ... e por muitas razões começamos a ver as coisas de outra forma...

Tenho realmente pena de nunca ter sabido de nada e não te ter ajudado nessa fase tão difícil, se é que eu poderia fazer alguma coisa... mas já dizia uma velhota na minha terra 'estar presente nem que seja para mandar à merda, sempre desanuvia' ;)

E agora mudando de assunto que a vida continua...

Já ví que vais estar em Lisboa dia 5 na feira do Livro aqui em Lx, e desta vou lá!
Vou-te dar um forte abraço e um beijinho, desejar-te felicidades e que continues a Margarida de sempre!

Força nisso!
Até a barraca (da feira do livro) abana! :))

Anónimo disse...

Margarida,
Acabei há minutos de ler o teu livro.
Fiquei, estou sem palavras. Relatas todo o processo de uma forma tão real q me fez recuar no tempo e chorar imenso.
Sou sobrevivente de cancro há 19 anos. Sou filha única e o meu avô paterno também teve cancro na mesma altura. O meu pai sofreu imenso pq a probabilidade de ambos superarem a doença era nula para o meu avô e 10% para mim.
O meu avô faleceu e eu resolvi contrariar os prognósticos dos médicos.. :)
Fiquei com efeitos secundários da radioterapia q me dificultam o meu dia-a-dia, mas nunca irei parar de lutar contra esses malditos efeitos secundários.

Contei tudo isto, para simlesmente transmitir o seguinte: não há doenças, há doentes!

Quem esteja com cancro activo não pense q a morte está ao virar da esquina... pq pode não estar!!! :)

Lutem, pensem positivo, vão ao médico, façam o q eles aconselham e NUNCA DESISTAM DE VIVER!!

Vivam cada dia como se fosse o último!
Hoje caímos... amanhã levanto-nos!

Enqto formos vivos q tenhamos qualidade de vida.
Qdo não conseguirmos ter qualidade de vida, q Deus nos leve para aliviar não só o nosso sofrimento, mas sobretudo o sofrimento daqueles q nos amam!

Margarida um obrigada mto sentido pelo teu trabalho.

Anónimo disse...

Margarida,
Quem faz comentários como o 1.º q aqui está certamente vive noutro planeta e deve ser o único Ser Humano q nunca teve este problema dentro do seu círculo familiar ou de amigos.
Não dês importância, pq "Vozes de Ignorantes e Mal Formados, não chegam ao Céu!!" :)

Anónimo disse...

Olá Margarida

Quero apenas felicitá-la pela ideia e coragem que teve em publicar este livro, sobre um assunto tão delicado que envolve o sofrimento e a perda de alguém tão especial e de grande significado na vida de qualquer pessoa como é um pai. Imagino o que viveu, porque também já passei pelo mesmo (no meu caso foi com a minha mãe) e sei o que é ser alentejano com uma doença destas e as viagens constantes a Lisboa, cirurgias, tratamentos, etc, etc. Não a conheço, mas como alentejano tenho uma pontinha de orgulho em si. Muitas felicidades e faço votos que concretize todos os seus projectos pessoais e profissionais.

Luis Pedro Ramos